quarta-feira, 18 de julho de 2012

Lendo e Interpretando em Arte

Tema: Interpretação e contextualização de Arte Contemporânea

1)    Análise da letra da música “Bienal” de Zeca Baleiro.

2)  Entendendo:
è A letra desta música fala sobre as produções de Arte Contemporânea e os desdobramentos criativos dos artistas. O tema abordado nem sempre poderá ser familiar a todo mundo e, se não for percebido com as devidas e possíveis associações, acaba perdendo o sentido e o prazer da leitura. Para o entendimento e a apreciação satisfatória do jogo de palavras e sentidos que Zeca Baleiro apresenta nesta música, são necessários alguns conhecimentos prévios. São eles:

3)   Contextualização: Assim como a letra da música nos mostra várias possibilidades interpretativas, o trabalho de contextualizar essa atividade também é infinito. Além das associações aos estilos estéticos do mundo da arte, também nos deparamos com algumas palavras e frases que podem ser exploradas com consultas ao dicionário, identificação dos sentidos real e figurado, e também o emprego das mesmas palavras e/ou expressões em outros contextos, como por exemplo:
·         Milênio
·         Moléculas de Hidrogênio
·         Armênio
·         Pão dormido
·         Cu da Jia
·         Hipopótamo insone
·         Produto Bruto Interno
·         Fúria do Ciclone
·         Psicodélica baiana
·         Anáguas de viúva
·         Injeção de penicilina
·         Cair neve em Teresina
è Esse trabalho, como sugestão para sala de aula, intercala a aquisição de conhecimento estético em Arte com a disciplina de Língua Portuguesa. Isso se dá pela leitura, interpretação e liberdade de inferências e associações que a letra da música nos possibilita. Partindo dessa abertura, encontramos um vasto caminho para transitar no mundo da arte, passando conceitos pertinentes à disciplina e em acordo com o CBC e também no universo da Língua Portuguesa mostrando aos envolvidos que a aprendizagem e uso da leitura, escrita e interpretação é encantador, provocador e questionador, tornando-se indispensável.
Fabíola Garcia
Arte-Educadora / ANED PIP CBC
SRE Carangola

Um comentário:

  1. Gostei da sua publicação. Você criou uma peça equilibrada e educativa. Quero escrever um pouco sobre o assunto e vou referenciar seu trabalho. Obrigado!

    ResponderExcluir